¿O bom e o ruim do programa do bolsa familia?

Este programa tem seus bons pontos e seus pontos ruins, mas eu quero saber o que são.

2 Respuestas

Respuesta

É um programa do Brasil

Respuesta

Por um lado, 24 bilhões de reais para atender 14 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Por outro lado, 24 bilhões (na realidade, números atualizados atingem 34 anos) para beneficiar apenas uma pessoa: o medo.

Mas o mais intrigante é que milhões de brasileiros que, no passado, denunciaram o Bolsa Família como um projeto de poder que procurava comprar os votos dos mais humildes, permanecem em silêncio quando Temer compra duzentos deputados para permanecer na Presidência. .

Ao contrário do Bolsa Família, em que toda a sociedade se beneficiou do aquecimento da economia, que se beneficia de manter Temer no poder é apenas uma pequena parte da elite rentier.

Estas são algumas das várias contradições do pensamento conservador que parte da população brasileira expressamente incorporada e parece ser refratária a uma reflexão mais imparcial.

Um dia conheci um velho amigo que foi treinado no curso de Administração de Empresas e já nos primeiros momentos veio com o antigo mantra que o Bolsa Família acomodou as pessoas. Lembre-se de lembrar outro mantra da própria Administração: a teoria motivacional de Maslow.

Esta teoria é ensinada como uma verdade absoluta e, grosso modo, é simbolizada por uma pirâmide onde sua base representa as chamadas necessidades fisiológicas, isto é, as necessidades que todos nós temos para satisfazer a nossa fome e sede, dormir o mínimo necessário, respirar um ar sem tóxicos, etc.

Uma vez que essas necessidades sejam atendidas, o trabalhador em geral tentará atender a outra categoria de necessidades: segurança. Este nível de pirâmide de Maslow representa a luta por habitação decente, por estabilidade no emprego, por um plano privado de saúde, entre outros.

Mais uma vez, esses direitos são conquistados, o cidadão busca outros elementos, como um ambiente de trabalho com boa relação, respeito e apreciação pelo seu trabalho até atingir o ápice que seria a completa realização pessoal e profissional.

Desta forma, de acordo com a teoria motivacional de Maslow, em geral, ninguém se agrada em trabalhar recebendo um valor semelhante ao de cada um. Pelo contrário, ela é despertada para sempre querer escalar mais nos estágios da pirâmide imaginária formulada por esse autor.

Mas quando a questão é uma política pública orientada para o mais miserável, toda convicção acadêmica, independentemente de quantas características, deixa a cena para dar origem a preconceitos impulsionados pelo bom senso.

Quanto a isso, outra pirâmide imaginária pode nos ajudar a entender o que motiva a Temer a continuar no poder: em sua base, uma banda que vende em troca de seus interesses fisiológicos, passando pela segurança de não ser atingido pelo Lava Chorro, a realização pessoal de estar no topo de uma aristocracia movida pelos valores mais estranhos e imorais desta nova fase do capitalismo rentier, parasitário e improdutivo.