Entrenamiento de la apnea

Hola he leido que para entrenar la apnea no es necesario la inmersion, que se puede entrenar en seco , como??,simplemente aguantando la respiracion al masimo , nose, tu podrias sacarme de esta confusion y decirme como entrenar mejor la apnea para desarrollar mas capacidad pulmonar, gracias

1 respuesta

Respuesta
<%=Texto%>
Bueno no es que no sea necesario la inmersion, mas bien que en invierno o en ocasiones que no se puedan hacer inmersiones o de forma de complementar el entrenamiento, nadar, correr, pesas e inmersion en si, se hacen entrenamientos en seco.
SI NO TENES PROBLEMAS CON EL PORTUGUES TE ENVIO ESTAS ANOTACOES EN ESE IDIOMA
cuidado con practicar solo si te exigis al maximo siempre conviene que estes acompañada, claro no te vas a ahogar porque no estas en el agua, pero te podrias desmayar o tener algun invonveniente
ENTRENAMENTO DE APNÉIA DINÂMICA EN SECO
Este treinamento de apnéia dinâmica no seco consiste em séries de exercícios de mínima, média e grande recuperação, executados nas fases II e III da apnéia, assim como nas apnéias completas. Lembrando que as três fases da apnéia são:
I fase - neutra
¿II fase - hipercápnica
III Fase? Hipocápnica ou hipóxica.
Os exercícios são realizados na forma de caminhadas. Os passos devem ser enérgicos e constantes, procurando não perder o ritmo à medida que chegamos ao final das apnéias. Não se pára nunca; nem durante a apnéia, nem durante a ventilação. As séries de apnéia devem ser realizadas no mínimo 5 horas depois da última refeição e se for 6, melhor.
Exercícios de caminhada em apnéia
? Exercício introdutório.
Para começar; só um exercício. Realizá-lo ao menos durante as duas primeiras semanas.
1) 40 repetições x (35? de apnéia + 25? ventilação) = 40 x 1? = 40 min.
Este exercício é proposto para iniciar-se no aprendizado da ventilação completa. Aqui o trabalho da apnéia em si não é importante, se trata de trabalhar a ventilação, indispensável para a correta realização do resto dos exercícios, por isso neste exercício não se propõem incrementos do tempo de apnéia. Este é um exercício de controle da ventilação completa: diafragmática, toráxica e subclavicular, e não é um exercício de apnéia propriamente dito. Uma semana realizando este exercício durante, pelo menos, quatro dias seria o ideal. Uma vez terminado este ciclo introdutório se começa com os exercícios específicos de apnéia.
? Apnéias parciais.
Nestes exercícios são realizados, de forma isolada, a apnéia hipercápnica e a apnéia hipóxica que são classificadas, respectivamente, como a fase II e a fase III da apnéia:
2) Trabalho do inicio da fase II da apnéia (hipercápnica).
Exercícios de duração inferior a 1 minuto, recuperação mínima.
¿40 repetições x uma só ventilação a cada 30? de apnéia = 20 min.
Isto é, a ventilação se reduz a sua mínima expressão; respiramos uma só vez (uma inspiração, uma expiração) a cada 30 segundos, repetindo este ciclo durante 20 min.
¿A dificuldade é aumentada prolongando-se o tempo de apnéia até chegar a uma só ventilação a cada 40?. ¿Não se deve ultrapassar os 40? Pois, se isto fosse feito, acabaria entrando na fase hipóxica da apnéia, o que não é o objetivo deste exercício.
3) Trabalho da fase II da apnéia (hipercápnica).
Trabalho de apnéia hipercápnica; exercícios de 1 minuto, recuperação média:
20 rep. x (40? apnéia + 20? ventilação) = 20 x 1? = 20 min.
Se eleva a dificuldade do exercício incrementando segundos de apnéia e diminuindo o tempo de ventilação mas mantendo-os sempre dentro da duração de um minuto para cada repetição da série, isto é, desde (¿40? apnéia + 20? Ventilação) até (¿55? apnéia +5? Ventilação) já que o que se pretende é a repetição de apnéias médias com recuperações curtas. Estas séries têm como objetivo trabalhar de forma específica a totalidade da segunda fase da apnéia, mas sem ir mais além e passar para a fase hipóxica.
4) Trabalho da apnéia hipóxica.
O trabalho específico da apnéia hipóxica pode ser realizado muito facilmente realizando meias expirações antes da apnéia e exercícios com os pulmões completamente vazios. Este tipo de apnéia é conhecido pelo nome de apnéia negativa. Cuidado porque aqui as sensações não têm nada a ver com as anteriores e podem chegar a ser muito desconcertantes. Não se aconselha realizar trabalho de hipóxia mais de duas vezes por semana e recomenda-se este tipo de treinamento somente para aqueles apneístas que realmente pratiquem a imersão profunda, de outra maneira não tem muito sentido realizar este trabalho tão duro e não isento de riscos.
Séries propostas para o trabalho da hipóxia:
20 repetições x (20? apnéia negativa + 40? ventilação) = 20 x 1? = 20 min.
¿Nos ventilamos e antes de começar a apnéia deixamos escapar o ar dos pulmões em uma expiração total completando os 20? Restantes em apnéia com os pulmões completamente vazios. Sem sair da duração de 1 minuto para cada repetição da série podemos incrementar a dificuldade do exercício reduzindo o tempo de recuperação e incrementando o de apnéia por exemplo (¿25? ventilação + 35? De apnéia) = 1 min. É importante que aprendamos a sentir e a controlar situações de hipóxia de forma isolada porque isto nos permitirá identificá-las posteriormente quando estas ocorrerem ao final das apnéias propostas nos exercícios de grande recuperação (exercício nº 5) em combinação com as de hipercapnéia.
Apnéia completa
5) Trabalho da apnéia completa (hipercápnica + hipóxica), séries de 2 minutos, grande recuperação.
10 rep. x (1? apnéia + 1? ventilação) = 10 x 2? = 20 min.
Pode-se aumentar dificuldade da série aumentando o tempo de apnéia e diminuindo o de ventilação mas sempre dentro de dois minutos de duração de cada série desde (¿1? de apnéia + 1? Ventilação) até (¿1? ¿30? de apnéia + 30? De ventilação). Estes exercícios trabalharam em sua totalidade as três fases da apnéia e serão complementares aos exercícios anteriores.